HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Livros do Autor 

Matéria medica homeopática dos fármacos modernos 

Matéria médica homeopática dos fármacos modernos (1ª edição) [Coleção 'Novos Medicamentos Homeopáticos': Volume II]

Teixeira, Marcus Zulian. Matéria médica homeopática dos fármacos modernos. 1ª edição. In: ______. Novos medicamentos homeopáticos: uso dos fármacos modernos segundo o princípio da similitude (Volume II). São Paulo: Marcus Zulian Teixeira, 2010, 1299 p.

Disponível em: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) / LILACS - HomeoIndexResearchGate

 

Resumo

Seguindo a mesma dinâmica da homeopatia clássica, essa obra sistematiza uma proposta para empregar os fármacos modernos segundo o princípio da similitude terapêutica, estimulando o efeito rebote (reação vital) curativo do organismo através da administração de substâncias (em doses dinamizadas) que despertaram sintomas semelhantes no estado de saúde humano.

Vale ressaltar que os efeitos patogenéticos (ações primárias) dos medicamentos homeopáticos clássicos correspondem aos efeitos terapêuticos, adversos e colaterais dos fármacos modernos, os quais devem apresentar uma totalidade sintomática semelhante ao do paciente para estimular a reação vital curativa (efeito rebote curativo), de acordo ao princípio da similitude terapêutica.

Para viabilizar essa proposta, foi necessário elaborar uma Matéria Médica Homeopática dos Fármacos Modernos, agrupando os efeitos terapêuticos, adversos e colaterais das drogas conforme a disposição anátomo-funcional dos capítulos das matérias médicas homeopáticas tradicionais, valorizando a frequência de manifestação dos sintomas observadas nas fases de estudo da droga.

Como segundo passo, para facilitar a seleção do medicamento individualizado (semelhança com a totalidade de sintomas do paciente) e a aplicação clínica da proposta, foi elaborado um Repertório Homeopático dos Fármacos Modernos, dispondo os sintomas e seus respectivos medicamentos de forma análoga aos repertórios homeopáticos tradicionais, descrito em outra obra.

 

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional