HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

Ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo - Stanford University - Plos Biology - 2020 

Ranking dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo - Stanford University - Journal Plos Biology - 2020

Ioannidis JPA, Boyack KW, Baas J. Updated science-wide author databases of standardized citation indicators. PLoS Biol. 2020; 18(10): e3000918. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918. 

Divulgação: FAPESQ-PBMoroz Comunicação / Universidade de Brasília / Sociedade Brasileira de Medicina Tropical / Cientistas Patentes - Medicina Clínica

 

O Journal Plos Biology publicou, em 16 de outubro de 2020, o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas. A pesquisa foi realizada por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), liderada por John Ioannidis. O banco de dados descreve os principais cientistas do mundo com base em métricas de citação padronizadas, como informações sobre citações, índice H, coautoria e um indicador composto.

Para o estudo foram usadas citações da base de dados Scopus, atualizando a posição dos cientistas em dois rankings: 1) o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e; 2) o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso o ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019).

Em um universo de quase 7 milhões de cientistas, os dados presentes nas tabelas incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos de acordo com o índice de citação composta (quando as autocitações são incluídas e/ou quando não são incluídas). Além disso, nessa atualização, as Tabelas S6 e S7 também incluem cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice composto, mas estão entre os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal.

Outro novo recurso nesta atualização é que as Tabelas S6 e S7 incluem novas colunas mostrando para cada cientista a classificação de seu índice de citação composto dentro de sua disciplina de subcampo e o número total de autores dentro da disciplina de subcampo. Essa extensão permite a inclusão de amostras mais abrangentes dos cientistas mais citados para campos que têm baixas densidades de citação (como no caso da Homeopatia) e, portanto, seriam menos prováveis de serem encontrados nos 100.000 principais quando todos os campos científicos são examinados juntos. As comparações de métricas de citação são mais significativas quando feitas na mesma subdisciplina.

Dentre esses 100 mil cientistas mais influentes do mundo, 600 são do Brasil.

Qual não foi a minha surpresa, quando fui avisado em 16 de novembro à noite que o meu nome constava dentre esses 600 cientistas brasileiros ("Teixeira, Marcus Zulian - Universidade de Sao Paulo, USP"), estando citado entre os 25 cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) que figuram como "destaques ao longo da carreira", ou seja, que constam na Tabela S6 "entre os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal".

Divido o júbilo desse reconhecimento internacional com todos aqueles que sempre apoiaram e valorizaram o meu esforço e trabalho em fazer com que a Homeopatia figure perante as demais especialidades como prática médica racional e científica.

 

Marcus Zulian Teixeira

 


Leitura Associada

Divulgação do ranking "Expertscape" - Classificações Objetivas de Expertise Médica (2011-2021)

Ranking dos cientistas mais influentes do mundo - Stanford University - Elsevier BV - 2021

Cientistas da FMUSP estão entre os mais influentes do mundo - Portal da FMUSP - 2021

Divulgação do ranking "Expertscape" - Classificações Objetivas de Expertise Médica (2013-2023)

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional