HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Livros do Autor 

Estudo das rubricas repertoriais em homeopatia 

 

Estudo das rubricas repertoriais em homeopatia

Teixeira MZ. Estudo das rubricas repertoriais em homeopatia. 1ª ed. São Paulo: Robe Editorial, 1995, 334 páginas. Disponível em

Teixeira MZ. Estudo das rubricas repertoriais em homeopatia. 2ª ed. São Paulo: Marcus Zulian Teixeira, 2013. (e-Book em pdf)

 

Resenha

Na busca do medicamento simillimum, embasados na totalidade sintomática individual, que através do princípio da semelhança nos leva à Matéria Medica Homeopática, temos no Repertório Homeopático o auxiliar inseparável.

Porém, ao utilizarmos este guia indispensável, encontramos dificuldades na transformação da linguagem do paciente em linguagem repertorial, devido a diferenças de épocas, culturas, linguagens, etc., e ao próprio esclarecimento das rubricas em si, que dificilmente poderiam ser mais amplamente explicadas numa obra por si só tão extensa.

Com o intuito de auxiliar na compreensão das rubricas repertoriais surgiu essa obra, analisando cada sintoma quanto à sua origem, significado, sinônimos, analogias e correlações com sintomas afins. Iniciamos esse estudo com os sintomas do capítulo “Mental”, devido ao obstáculo que a subjetividade dos mesmos impõe ao seu entendimento, sendo possível, no futuro, estendê-lo para as demais seções do Repertório.

A fim de facilitar o manuseio dos principais repertórios homeopáticos, correlacionamos as rubricas neles encontradas. As mesmas situam-se no início da obra, listadas em três idiomas.

Para auxiliar na busca rápida do sintoma repertorial, criamos um índice remissivo com os principais vocábulos que, segundo os dicionários consultados, relacionem-se ao mesmo.

Promovendo com esse trabalho uma sistemática de estudo repertorial, desejamos que o mesmo seja útil a todos aqueles que se dedicam à arte homeopática.

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional