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O ensino de práticas não-convencionais nas faculdades de medicina - RBEM 

O ensino de práticas não-convencionais em saúde nas faculdades de medicina - RBEM

Teixeira MZ, Lin CA, Martins MA. O ensino de práticas não-convencionais em saúde nas faculdades de medicina: panorama mundial e perspectivas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica, 2004; 28(1): 51-60.

Disponível em: http://www.educacaomedica.org.br/UserFiles/File/2004/volume28_1/ensinos_de_praticas.pdf

 

Resumo

Na última década, a demanda da população mundial por práticas não-convencionais em saúde (PNCS) aumentou substancialmente, exigindo do médico noções básicas das diversas terapêuticas vigentes, a fim de que possa orientar os pacientes que desejem utilizar tratamentos distintos dos que está habituado a empregar. Dessa forma, compete às escolas de medicina propiciar aos graduandos, residentes e pós-graduandos o conhecimento das evidências científicas, dos pressupostos teóricos e das abordagens clínicas e terapêuticas empregadas por estas distintas formas de tratamento. Com o intuito de fomentar a discussão sobre o ensino de práticas não-convencionais em saúde, principalmente a homeopatia e a acupuntura, nas faculdades de medicina brasileiras, apresentamos esta revisão sobre o assunto. Extenso levantamento bibliográfico foi realizado, enfocando as atitudes da população e da classe médica (estudantes, residentes e especialistas) perante estas terapêuticas, a importância e as iniciativas brasileiras e de outros países no ensino regular destas práticas, e as perspectivas para o futuro da educação médica em práticas não-convencionais em saúde. Em diversos países do mundo (EUA, Alemanha, Inglaterra, França, Japão, Brasil, etc.) grande parte da população se utiliza de PNCS, os médicos e acadêmicos apresentam uma atitude bastante favorável ao aprendizado de PNCS, com a incorporação gradativa do ensino de PNCS aos programas da graduação, residência e pós-graduação de diversas faculdades de medicina. Traçando o panorama global do interesse e do ensino de PNCS, esperamos estimular a discussão nas escolas médicas brasileiras para a importância de se adequarem às crescentes iniciativas mundiais nesta área, pois o ensino e a pesquisa universitária em PNCS vem de encontro às necessidades da nossa sociedade.

 

Abstract

The world population’s demand for a 'non-conventional practices regarding health care' (PNCS) increased substantially over the last decade, the doctors have been highly required to acquire basic knowledge concerning the various therapeutics existing at the moment, so that they can guide the patients who want to use treatments which are different from those regularly used by them. The present review has the purpose of fomenting the discussion regarding the teaching of PNCS (homeopathy and acupuncture) in Brazilian Medical Schools, focusing the interest of the population and medical class in these referred therapeutics, the importance and the initiatives in the regular teaching of these practices, as well as the perspectives for the future of the medical education in PNCS. We found that in many countries, most of the people use these therapies routinely, with a very positive attitude from the physicians and medical students about learning these non-conventional practices, stimulating their introduction in the regular medical education. Inside of this global scenario, we hope stimulate the discussion about the medical schools adequacy in the worldwide increased initiatives, because the teaching and the academicals research in PNCS comes to reinforce the Brazilian society needs.

 



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