HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Interesse Geral 

Relatório Australiano sobre Homeopatia (NHMRC) - Manipulação dos dados foi assumida perante o Senado 

Relatório Australiano sobre Homeopatia (NHMRC, 2015) - Manipulação dos dados foi assumida perante o Senado

 

Finalmente, após pedido de investigação pelo Senado Australiano, o National Health & Medical Research Council (NHMRC) assumiu, recentemente, que eles não seguiram padrões ou protocolos científicos reconhecidos na revisão que realizaram sobre as evidências científicas em homeopatia publicada em 2015, a qual, à época, concluiu não existirem evidências que respaldassem o método homeopático de tratamento das doenças:
 
Vale ressaltar que essa revisão enviesada foi utilizada para justificar a remoção do reembolso do Seguro-Saúde para essa terapia. Na Suíça, em 2005, observamos o mesmo com a metanálise publicada no The Lancet. Idem no Reino Unido, em 2010, com o Relatório do Parlamento Inglês, ambos também criticados em diversas publicações.
 
Análises críticas sobre essas três revisões tendenciosas e contrárias à Homeopatia estão disponibilizadas, conjuntamente, numa mesma página do website do Homeopathy Research Institute.
 
Desde à época, até hoje, vemos a mídia e os céticos citando essas revisões como prova inconteste da ineficácia da Homeopatia (The Guardian1, The Guardian2 e The Guardian3), apesar das falhas metodológicas na realização das mesmas serem sempre amplamente evidenciadas a posteriori.
 
Agora, vamos ver se a mídia dá a mesma importância à investigação recente do Senado Australiano que deu quando anunciou os resultados da referida revisão.
 
 
Dr. Marcus Zulian Teixeira
www.homeozulian.med.br
 


HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional