HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Livros do Autor 

Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos 

 

Protocolo de Experimentação Patogenética Homeopática em Humanos

Teixeira MZ. Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos. São Paulo: Marcus Zulian Teixeira, 2013, 64 páginas. (e-Book em pdf)

Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/hom-11710

Teixeira MZ. Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos. Revista de Medicina (São Paulo) 2013; 92(4): 242-263.

Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/80006

 

Resenha

A experimentação ou ensaio patogenético homeopático (EPH) é o método de investigação clínico-farmacológica utilizado pela homeopatia para conhecer as manifestações patogenéticas que as substâncias despertam nos seres humanos, permitindo a aplicação do princípio da similitude terapêutica. Instrumento indispensável na assistência, na pesquisa e no ensino da homeopatia, apresenta modelos de aplicação diversos ao longo destes dois séculos de prática homeopática, através dos quais milhares de substâncias foram experimentadas em indivíduos humanos sadios e tiveram suas manifestações sintomáticas descritas nas Matérias Médicas Homeopáticas. Apesar de sua importância no desenvolvimento da episteme homeopática, atualmente, o meio homeopático brasileiro carece de protocolos de pesquisa condizentes com as exigências da metodologia científica moderna, que tornariam as experimentações patogenéticas mais confiáveis e facilitariam sua aprovação perante os comitês de ética em pesquisa das instituições que pretendam executá-las. Este protocolo de experimentação patogenética homeopática foi desenhado com o intuito de suprir esta demanda, seguindo os passos e as exigências necessárias à elaboração de um projeto de pesquisa clínica em humanos, a fim de disponibilizar ao meio homeopático brasileiro uma sistemática que permita a uniformização do procedimento e sua aplicação nas diversas instâncias que realizam pesquisa patogenética homeopática.

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional