HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar


Livros do Autor 

Semelhante cura semelhante: o princípio de cura homeopático fundamentado pela racionalidade médica 

         

 

Semelhante cura semelhante: o princípio de cura homeopático fundamentado pela racionalidade médica e científica

Teixeira MZ. Semelhante cura semelhante: o princípio de cura homeopático fundamentado pela racionalidade médica e científica. 1ª ed. São Paulo: Editorial Petrus, 1998, 463 páginas.

Teixeira MZ. Semelhante cura semelhante: o princípio de cura homeopático fundamentado pela racionalidade médica e científica. 2ª ed. São Paulo: Marcus Zulian Teixeira, 2015. (e-Book em pdf)

Teixeira MZ. Semelhante cura semelhante: o princípio de cura homeopático fundamentado pela racionalidade médica e científica. 3ª ed. São Paulo: Marcus Zulian Teixeira, 2015. (e-Book em epub)

Disponível em: Livraria Digital Cultura / Livraria Digital Amazon / Livraria Digital Saraiva

                      http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/hom-11712

 

Resenha

Apesar da secular eficácia terapêutica da homeopatia, fator imprescindível na manutenção deste método de tratamento até os dias atuais, o meio acadêmico e científico exige comprovações segundo os seus parâmetros de pesquisa e avaliação.

Essa é sempre a tônica das discussões entre homeopatas e 'alopatas', pois esses dois métodos de tratamento estão fundamentados em paradigmas opostos, possuindo metodologias distintas e divergindo sobre inúmeros fatores: verificação dos poderes curativos das drogas utilizando a experimentação em indivíduos humanos sadios ou em doentes (animais); valorização de aspectos psíquicos, emocionais e gerais nessas experimentações; escolha do medicamento através dos princípios da semelhança ou dos contrários; utilização de doses infinitesimais ou ponderais; administração de medicamentos únicos ou combinados, etc.

Essa obra foi idealizada na tentativa de aproximar o modelo homeopático à racionalidade médica atual, buscando nas publicações e pesquisas científicas modernas o substrato para fundamentar os principais conceitos da homeopatia, em especial, o princípio terapêutico pela similitude.

Em diversas áreas do conhecimento humano, da física à fisiologia humana, assim como em centenas de medicamentos empregados pela farmacologia clássica, encontramos a confirmação dos pressupostos homeopáticos, semelhantemente ao citado por Hahnemann há mais de dois séculos.

Buscando a aproximação científica da medicina homeopática com a medicina convencional, esperamos num futuro próximo poder participar conjuntamente na formação de uma Medicina única, na qual o benefício ao paciente esteja acima de qualquer outro objetivo.

 

Principais tópicos

O método de cura homeopático reiterado pelo conhecimento científico moderno.

O princípio terapêutico homeopático observado na história da medicina. Relatos de curas homeopáticas por médicos de todas as épocas.

Estudo minucioso dos pilares fundamentais da homeopatia: lei dos semelhantes e experimentação no homem são.

O princípio da similitude segundo a racionalidade científica dos séculos XVI a XIX: lei dos semelhantes como lei natural.

O princípio da semelhança evidenciado em outras áreas do conhecimento humano (física, psicoterapia).

Conceitos homeopáticos abordados segundo os fundamentos da fisiologia moderna.

O mecanismo de ação das drogas homeopáticas evidenciado pela farmacologia clínica e experimental: fundamentação dos preceitos homeopáticos na observação dos efeitos secundários de centenas de fármacos modernos.

Sugestões de pesquisa homeopática com drogas convencionais.

 

 



HOMEOPATIA:
Ciência, Filosofia e Arte de Curar

Prof. Dr. Marcus Zulian Teixeira
Rua Teodoro Sampaio, 352 - Cj.128
CEP 05406-000 - São Paulo - SP
(11) 3083-5243 | 3082-6980
marcus@homeozulian.med.br
Todos os direitos reservados a Marcus Zulian Teixeira - Escritório de Direitos Autorais - Fundação Biblioteca Nacional